top of page
icon_saf.png

O FUTURO DA SALA DE AULA

O Future Classroom Lab” (FCL) foi criado pela European Schoolnet (EUN) para apoiar a divulgação e a expansão  de abordagens pedagógicas inovadoras e avançadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Os Laboratórios de Aprendizagens foram criados pela EUN com o apoio de 30 ministérios e parceiros da indústria especializada, constituindo-se como ambientes de aprendizagem que desafiam a repensar o papel da pedagogia e da tecnologia nas salas de aula.

Objetivos

- Desenvolver estratégias duradouras de sustentabilidade conducentes à divulgação dos resultados dos projetos de apoio à construção da Sala de Aula do Futuro, no contexto do agrupamento.  

- Dar a conhecer a metodologia iTEC, explorando cenários de aprendizagem de Sala de Aula do Futuro e promovendo a sua utilização prática e reflexão sobre as possibilidades desta aplicação nos diversos contextos educativos do agrupamento.

- Apoiar a comunidade educativa numa implementação bem-sucedida de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem para a sala de aula, através da disponibilização de recursos, formação e partilha de boas práticas.

- Fornecer uma visão clara das práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem para uma mudança gradual e sustentável das metodologias e práticas letivas.

 

Descrição e Justificação

A Sala de Aula do Futuro comporta ambientes educativos aliciantes com o uso da tecnologia que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do  conhecimento.

Envolve os professores e os alunos em novos processos de ensino e de aprendizagem, com pedagogias mais avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das suas competências para o século XXI [1, p.3], ao nível das suas atitudes [1, p.5] e ao nível do seu aproveitamento  [1, p.6], com benefícios para a aprendizagem dos alunos.

São várias as atividades educativas com as TIC em que o aluno se envolve e que promovem o desenvolvimento de habilidades importantes, relacionadas com as competências-chave requeridas para o século XXI, conforme descritas pelo Quadro de Referência Europeu: “comunicação na língua materna”, “comunicação em línguas estrangeiras”, “competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia”, “competência digital”, “aprender a aprender”, “competências sociais e cívicas”, “espírito de iniciativa e empreendedorismo”, “sensibilidade e expressão culturais” [2].

  

 

CENÁRIOS E HISTÓRIAS DE APRENDIZAGEM

INICIATIVA “LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM (PT) /FUTURE CLASSROOM  LAB (EUN)”

saf_cor.png
dac_cor.png
emp_cor.png
bottom of page