
EMPREENDEDORISMO
"A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida."
John Dewey
Objetivos
- Valorização das provas de aptidão profissional (PAP) numa perspetiva empreendedora;
- Introdução da educação para o empreendedorismo nos currículos;
- Participação em eventos locais, nacionais e internacionais ligados ao empreendedorismo
- Capacitação de técnicos e docentes na área da educação para o empreendedorismo
- Aprofundar a orientação vocacional (prosseguimento de estudos e transição para o mercado de trabalho).
- Aprofundar a cooperação e o estabelecimento de parcerias.
Descrição e Justificação
Mais do que reflexão contextualizada sobre os desafios que a sociedade impõe, como é o caso dos temas nos domínios social, do ambiente, da economia, da demografia e da educação, impõe-se traduzir essas nossas preocupações numa visão mais concreta das opções estratégicas ao nível de agrupamento e no contributo que podemos dar para a construção de uma sociedade mais criativa, inovadora e desenvolvida.
A União Europeia, o país e até a nossa região veem no empreendedorismo, ou melhor, nas competências empreendedoras uma excelente via para a concretização desses grandes desafios. Sem descrever o que a Europa e o país identificam como prioritário, basta referir os excelentes exemplos locais, como é o caso do grupo Delta e do seu emblemático projeto “Ter ideias para mudar o mundo” desenvolvido pelo Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) ou o Instituto Politécnico de Portalegre, com a introdução do empreendedorismo nos planos de estudo em vários cursos, e a criação de serviços e estruturas do GEE - Gabinete de Empreendedorismo e Emprego ou o BIOBIP - Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, incubadora de empresas. Nesta perspetiva, a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo tem vindo a interpretar este desígnio através da criação do ecossistema empreendedor das comunidades educativas do Alto Alentejo, levando a cabo a formação de docentes e técnicos numa perspetiva de replicar o modelo pedagógico do CAEN.
É com este foco estratégico que o Agrupamento de Escolas do Bonfim tem promovido ações e projetos que privilegiam metodologias de aprendizagem ativa. Fê-lo em parceria com alguns destes parceiros quando lançou o projeto “Acelerador de Ideias” - Estímulo à Melhoria das Aprendizagens (EMA), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, ou com a criação do Gabinete de Empreendedorismo do Bonfim (GEB), para estímulo do desenvolvimento de prejetos com cariz empreendedor.
Neste projeto, a educação para o empreendedorismo tem um papel central, numa perspetiva de educação “learning by doing” que ambiciona integrar-se gradualmente e de forma sustentada no currículo formal. Fazemo-lo com a resiliência e esperança de poder contribuir para um ecossistema verdadeiramente transformador de competências empreendedoras fundamentais na consolidação de políticas de combate à desertificação deste território.