O NOSSO PROJETO
O CCV ECO3D concretiza-se através de dois eixos de atuação. O eixo de WORKSHOPS / CLUBES onde os alunos aprofundam o conhecimento técnico e científico de base experimental, em articulação com uma rede de parceiros com o intuito de reforçar nos monitores (professores e alunos mentores) o conhecimento científico, técnico e didático para desenvolver ações de aprendizagem o mais significativas possível.
Este eixo prevê, à partida, atividades nas áreas:
1 - Robótica / Programação;
2 - Modelação virtual e impressão 3D;
3 - Estruturas e instalações artísticas / Eco Design
4 - Infografia e ilustração científica
O segundo eixo, desenvolve-se em dinâmica de PROJETOS, onde se desafia os alunos a desenvolver atividades que resultem de necessidades da comunidade, sempre numa ótica de valorização dos conhecimentos dos diferentes parceiros envolvidos, potenciando a partilha de experiências, a cooperação e resiliência a nível ambiental, social e cultural. É fundamental a participação das equipas multidisciplinares, cujos saberes se complementam, por forma a co-construir um conhecimento plural e inclusivo. Pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas áreas de robótica/programação, modelação, impressão 3D e na construção de estruturas e eco design a temáticas ligadas à sustentabilidade ambiental, regeneração, conservação, proteção dos recursos naturais, biodiversidade, economia circular.
A palavra de ordem deste projeto é a sustentabilidade. Pretende-se, assim, através de metodologias ativas/significativas, sustentadas na experimentação, consciencializar os alunos e a comunidade educativa para a necessidade de alterar os estilos de vida/comportamentos de modo a diminuir a nossa pegada ecológica. O tipo de abordagem que se preconiza tem a virtualidade de permitir que alunos entendam a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na escola, na resolução de problemas reais.
A consciencialização da influência da sociedade na ciência, tecnologia, ambiente, arte e vice-versa, é uma constante neste projeto. Também o reforço do conhecimento, referido muitas vezes como avaliação das aprendizagens, com base em questões, como?, porquê e para quê? será constante e sistemático. Pretende-se, assim, que os alunos reflitam sobre o que estão a aprender, e nesse sentido o feedback deverá ser imediato, por forma a que possam fazer o ponto da situação das suas aprendizagens e se for necessário reestruturá-las, numa lógica de “aprender a aprender”.
Para além da mobilização das competências técnicas e científicas, pretende-se uma abordagem holística que envolva também o desenvolvimento de softskills, que são fundamentais para a qualidade das soluções. Por outro lado, tendo este projeto com um dos públicos-alvo os alunos de Educação e Formação Profissional, o CCVECO3D deve permitir que estes, potenciem o desenvolvimento das suas provas de aptidão profissional (PAP) como projetos mobilizadores de interesse empresarial.